Gestantes fabricam os próprios kits maternidades através de projeto da Assistência Social

Por Réulliner Rodrigues | Assecom AIA

Transformar tecidos em roupas e peças infantis faz parte das atividades oferecidas através do Projeto de Corte e Costura, realizado pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Seads) de Alto Araguaia (MT). A capacitação voltada às gestantes terá as peças destinadas ao programa municipal Cegonha Araguaiense que irão compor o kit gestante.

“Este é um trabalho de valorização da mulher ao passo que também capacita e criar maior afeto pois a mãe terá oportunidade de fabricar as próprias peças do filho. Além disso, futuramente é uma oportunidade para geração de renda”, destaca a secretária da pasta, Laura Missias.

À espera de um menino, Maria de Fátima fala que é a primeira vez que tem contato com a costura. “É um misto de empolgação de estar costurando e vendo as roupinhas do neném, ainda mais para mim, que estou na reta final, com sete meses. Isso é empolgante”, comemora.

Para a realização, a prefeitura do município custeia despesas com local, instrutor e manutenção das máquinas de costura. Já os materiais como tecidos e aviamentos são adquiridos por meio da destinação de recursos pela Justiça do Trabalho e Ministério Público do Trabalho de Mato Grosso.